Não importa se você é um fotógrafo experiente que deseja expandir seu conjunto de habilidades ou um iniciante que está explorando novas possibilidades, este guia foi elaborado para ajudá-lo a começar.
Responderemos às suas perguntas mais frequentes, incluindo quanto ganham os fotógrafos imobiliários e como definir seus preços
Além disso, abordaremos tópicos importantes, como fotografia com drone e as práticas recomendadas para capturar fotos impressionantes de imóveis.
Então, vamos mergulhar de cabeça e explorar como lançar um negócio bem-sucedido de fotografia de imóveis!
O que envolve a fotografia imobiliária?
A fotografia de corretores de imóveis envolve mais do que você imagina.
Você pode se aventurar no mundo da fotografia de casas ou de imóveis comerciais. Quando estiver pensando em como iniciar um negócio de fotografia de imóveis, você precisa estar preparado para usar vários chapéus.
Além de tirar fotos, os fotógrafos imobiliários devem estar preparados para dedicar tempo e recursos adicionais a atividades como preparação da casa, edição de fotos, marketing, vendas e trabalho administrativo.
Se você está acostumado a levar tempo para editar imagens, não terá esse luxo ao fotografar propriedades imobiliárias.
Os corretores de imóveis geralmente precisam de um tempo de resposta rápido para as fotos de imóveis, sendo que os prazos mais comuns são de 24 a 48 horas. A principal maneira de trabalhar no ramo de fotografia imobiliária é trabalhar com agentes imobiliários, fotografando casas ou imóveis comerciais para listagens on-line.
No entanto, você pode considerar a possibilidade de mergulhar no mercado imobiliário fotos de estoque também.
Ao disponibilizar suas fotos de estoque de imóveis on-line por meio de recursos como a Shutterstock, você pode adicionar uma fonte de renda adicional que é totalmente passiva, o que significa menos trabalho para você a longo prazo.
Como os fotógrafos de imóveis precificam seu trabalho?
Ao definir o preço da fotografia imobiliária, não deixe de considerar o trabalho que você terá fora da fotografia imobiliária em si, como preparação, viagem e taxas associadas, e o tempo que você levará para editar as fotos. É claro, suponha que você ainda não tenha todo o equipamento necessário para fotografar imóveis. Nesse caso, você também precisará levar em conta essas despesas (como, por exemplo, se a sua câmera não tiver a melhor lente para fotografia imobiliária).
Não subestime a quantidade de tempo que um determinado trabalho pode levar para você - para fotografias imobiliárias mais avançadas. Você pode ser solicitado a fazer edições significativas que podem consumir seu tempo e seus lucros. Você também deve considerar a possibilidade de definir uma taxa mais alta para tempos de resposta super-rápidos.
Nesse ponto, você pode pensar: "A fotografia imobiliária é um bom negócio?"
A resposta dependerá de vários fatores, incluindo seu estilo de trabalho. Você precisa estar disposto a se dedicar a encontrar novas oportunidades de negócios e ser flexível quanto aos prazos de entrega.
As taxas de fotografia de imóveis também variam de acordo com o local onde você mora - infelizmente, um fotógrafo de imóveis de uma cidade pequena não poderá cobrar tanto quanto alguém que faz fotografia de imóveis em uma cidade grande.
No entanto, certifique-se sempre de que você está valorizando seu trabalho ao pagar a você mesmo um salário justoindependentemente de onde você esteja localizado, de suas habilidades e do equipamento que estiver usando.
Que tipo de diretrizes de preços de fotografia imobiliária devo seguir?
Se você é novato em fotografia, comece pesquisando os conceitos básicos de Como definir o preço de suas fotografias.
Você também pode perguntar à comunidade fotográfica local (MeetUp, grupos do Facebook, etc.) quanto ganha um fotógrafo de imóveis especificamente em sua área. Isso pode dar a você um bom ponto de partida e uma ideia de que a fotografia de imóveis pode ser lucrativa.
Como fotógrafos profissionais, você deve considerar as despesas que lhe permitem editar fotos e contabilizar seus custos. Isso pode incluir o equipamento da câmera, o seguro para o equipamento da câmera, o software de edição, a experiência, o transporte e o marketing.
Como qualquer negócio criativo, as taxas de fotografia de imóveis variam de acordo com o local e a experiência, mas aqui estão algumas dicas básicas que você pode seguir.
Defina taxas diferentes de fotografia imobiliária para casas de tamanhos diferentes
Quanto maior a casa, mais cômodos e recursos você precisará capturar e editar. Só faz sentido que você cobre com base na propriedade que está fotografando.
Você pode cobrar menos de $200 para residências de 3.000 pés quadrados ou menos e mais de $200 para 3.000 pés quadrados ou mais.
Ajuste o preço de sua fotografia imobiliária com base na hora do dia
Às vezes é difícil coordenar os horários de filmagem com os proprietários e o agente imobiliário, o que significa que você pode receber horários não convencionais para filmar.
Tirar fotos de imóveis de alta qualidade ao pôr do sol ou no escuro envolverá mais equipamentos e edição do que as fotos feitas durante o dia, portanto, obtenha todos os detalhes antes de fornecer ao cliente a tarifa final.
Anúncios de alto nível significam taxas mais altas
Suponha que você esteja fotografando uma casa que será listada por mais de $1 milhão. Nesse caso, o preço de sua fotografia de imóveis deve refletir isso - suas taxas podem saltar de cerca de $200 para mais perto de $500, dependendo do valor da listagem de imóveis.
Aqui estão algumas dicas de fotografia de preços de imóveis:
- Algumas pessoas também definem suas taxas de fotografia imobiliária com base na metragem quadrada, usando uma fórmula de preço de cerca de nove centavos por pé quadrado.
- Se você fotografa imóveis com drones, pode cobrar mais do que fotos comuns, com um minuto de vídeo profissional custando de $200 a $400.
- Os tours em vídeo de interiores de casas e cômodos individuais devem custar mais de $1.000. Quando você definir os preços de sua fotografia imobiliária, baseie-os em produtos (ou seja, 25 imagens de alta qualidade, um minuto de vídeo de drone) em vez de um salário por hora, e inclua o tempo que seus esforços levarão em sua fórmula de preços.
O que faz uma boa imagem imobiliária?
Suas fotos estão vendendo casas, o que significa que elas têm um papel importante em destacar os melhores recursos da propriedade. Quando se trata de fotografia de residências, você deve ter em mente que Erros de principiante podem ser facilmente evitados com estas dicas.
Quando se trata de fotografia doméstica, há certas Erros de principiante que podem ser facilmente evitados com estas dicas.
Sempre use uma lente de ângulo amplo
Você já percebeu que a fotografia imobiliária de qualidade pode fazer com que até mesmo os menores espaços pareçam espaçosos? Bem, o truque para isso é uma lente grande angular. Uma lente grande angular tem uma distância focal curta e permite que mais da cena seja incluída na imagem, melhorando a perspectiva.
Enfatize as melhores características do cômodo
Cada cômodo terá um recurso importante no qual você pode se concentrar, seja uma bela janela panorâmica ou uma lareira rústica. O que separa a fotografia profissional de imóveis do "amadorismo" é que você se concentra no que torna cada cômodo especial e enfatiza isso para o espectador.
Evite condições climáticas e de iluminação ruins
Sim, pode ser inconveniente trabalhar com o cronograma imprevisível da mãe natureza, mas se o tempo estiver muito nublado ou lamacento, sua fotografia imobiliária pode acabar não ficando tão boa quanto você esperava.
Se você for habilidoso na edição de fotos, poderá levar em conta as previsões meteorológicas imprevistas e transformar céus nublados em belos pores do sol. Como um editor habilidoso, isso também deve se refletir no preço do seu fotógrafo imobiliário.
Aproveite as vantagens da nova tecnologia
Se você quiser que sua fotografia imobiliária se destaque ou se quiser ganhar um pouco mais de dinheiro, a fotografia imobiliária com drones pode ser uma ótima opção para você. Continue lendo para obter mais informações sobre o uso de drones com câmera para elevar a fotografia de imóveis a um nível totalmente diferente.
Qual é a melhor lente para fotografia de imóveis?
Se você é novato em fotografia, leia sobre os conceitos básicos antes de comprar seu imóvel equipamento fotográfico. Você provavelmente está se perguntando: qual é a melhor lente para fotografia de imóveis? Para começar, você precisa de uma lente grande angular. Para obter as imagens superamplas de imóveis que estamos tão acostumados a ver, sua lente deve estar na faixa de 10 a 24 mm.
Embora a grande angular seja ótima para capturar a extensão do espaço e fazer com que um cômodo pareça maior do que é, você deve ficar longe das lentes olho de peixe, pois elas adicionam muita distorção e não parecem naturais.
Lembre-se também de que você provavelmente fotografará imóveis em ambientes internos e externos, portanto, escolha uma configuração de câmera que funcione com ambos. Com isso em mente, vamos dar uma olhada em algumas opções da melhor lente para fotografia de imóveis.
Essa lente Nikon pode fotografar em 16 mm para interiores e até 35 mm para fotografia de imóveis em ambientes externos.
A lente ultra grande angular e a faixa de distância focal de 17 a 40 mm fazem dela uma das melhores lentes para fotografia de imóveis.
Essa lente é feita para câmeras Canon e, com distorção zero e foco rápido, é uma lente ideal para fotografia de imóveis.
Essa é uma lente tilt-shift ultra-ampla, que permite que você tire fotos exclusivas de imóveis que se destacam.
O que envolve a fotografia imobiliária com drones?
Além das fotos de imóveis, o vídeo pode ser uma opção extremamente lucrativa quando você busca uma carreira em fotografia de imóveis.
Você pode criar imagens dramáticas e atraentes usando a fotografia de imóveis com drones, o que pode ajudar uma propriedade a se destacar da concorrência on-line. Os drones com câmera podem ser ótimos para criar um tour virtual, percorrendo cada cômodo de uma propriedade para que o espectador on-line possa conhecer o espaço.
Os drones também podem criar fotos de paisagens amplas e mostrar uma grande propriedade, mas não substituem sua confiável câmera DSLR. Quando se trata de fotos de interiores, sua melhor aposta ainda é a fotografia imobiliária tradicional.
Se você estiver interessado em adicionar a fotografia imobiliária com drone ao seu repertório, saiba que os drones podem ser caros, geralmente começando em cerca de $1000 e subindo a partir daí.
Além do custo do equipamento, há outros fatores que impedem as pessoas de se tornarem operadores de drones. Para pilotar drones legalmente nos Estados Unidos, você deve primeiro obter uma licença de operador. Você precisa passar algum tempo aprendendo a usar o drone antes de tentar pilotá-lo por conta própria. Portanto, é melhor entrar em contato com um fotógrafo de drones de imóveis se você estiver apenas começando.1
- Os drones levam mais tempo para serem montados do que as câmeras tradicionais e exigem mais equipamentos. Você precisa estar preparado para longos segmentos de vídeo e depois cortá-los em clipes mais curtos na pós-produção. Para produzir vídeos de alta qualidade, você precisará de um gimbal de três eixos para manter a câmera estável enquanto o drone se movimenta. Ele dá a você mais controle sobre a fotografia com drone de imóveis, permitindo o zoom e a panorâmica das imagens.
- Para fotografar imóveis com drones, esteja preparado para que as condições climáticas mudem ao longo do dia. Certifique-se de tirar várias fotos de cada perspectiva para que você não perca nenhuma vista em potencial. Se quiser tirar boas fotos da propriedade, você deve procurar um dia calmo em que não haja ventos fortes.
- Você deve sempre ser capaz de pré-programar seu drone antes de voar para que não precise fazer nenhum ajuste de última hora no meio do voo. Tenha cuidado ao voar perto de objetos como fios e árvores, pois eles podem danificar o drone e custar muito dinheiro se algo der errado.
Além de um contrato geral de fotografia de propriedades, você precisará de um contrato específico de operação de drones, pois há requisitos legais adicionais para operadores de drones.
Dicas de fotografia de imóveis
Se você está se perguntando como tirar fotos de imóveis que impressionam, também temos o que você precisa nesse departamento. Aqui você encontra uma lista abrangente de dicas para que suas primeiras sessões transcorram sem problemas como fotógrafo de imóveis.
Criar uma lista de fotos padrão
Estabelecer uma lista das fotografias de que você precisará para a casa economizará tempo quando você estiver no local e ajudará a cobrir todos os ativos que você entregará ao cliente.
Aqui está um exemplo das fotos que você pode incluir na sua lista de fotos:
- Exterior frontal (em vários ângulos e distâncias)
- Fotos de grande angular dos quartos, da sala de estar, da cozinha e do escritório
- Fotos de cômodos de destaque (lavanderia, despensa, garagem, porão)
- Fotos do quintal/do terraço
É claro que cada residência terá suas características exclusivas, portanto, definir as fotos necessárias com antecedência com seus clientes ajudará a acelerar seu processo de trabalho quando chegar a hora de fotografar e proporcionará uma experiência perfeita ao cliente que trabalha com você.
Passeio pela casa
Ao chegar ao local, tenha uma ideia do espaço com o qual você está trabalhando antes de pegar a câmera para fotografar. Você pode fazer anotações mentais sobre a iluminação, os ângulos e os recursos de destaque das residências que você gostaria de incluir em suas fotografias.
Se os proprietários estiverem presentes, você também pode perguntar se eles podem mover objetos, móveis ou arrumar áreas que possam se tornar uma distração na imagem. Quanto menos trabalho de edição você tiver para remover a bagunça ou outras imperfeições na imagem, melhor será para o seu fluxo de trabalho geral.
Fotografia com flash em imóveis
Muitas vezes, você não tem controle sobre o momento em que chega à sessão de fotos, e não há como saber que tipo de iluminação natural a casa tem.
A fotografia com flash pode ser necessária para que os cômodos da casa tenham a melhor aparência possível. O problema é que essas unidades de flash em uma câmera podem criar iluminação e sombras fortes, o que significa que você terá muito trabalho na pós-produção para uniformizar a vinheta (bordas escuras da foto e um centro claro).
Recomendamos o uso de uma pistola de flash em vez do flash pop-up padrão da câmera para que você possa mudar a posição dele. Tente girar o flash na câmera de modo que ele fique voltado para uma parede para refletir a luz. Se a luz refletir nas paredes, você criará uma luz mais suave para obter uma aparência mais uniforme.
Distorção correta
A distorção da lente é um fator importante que você deve levar em conta ao fazer qualquer tipo de fotografia. Quando se trata de fotografia de imóveis, em que os objetos são cômodos com linhas muito nítidas e angulares, você pode querer corrigir a distorção da lente para corrigir linhas e curvas tortas ou não naturais.
Felizmente, programas como o Adobe Lightroom facilitam a correção da distorção da lente com apenas alguns cliques. Para minimizar o número de ajustes que você precisa fazer durante a edição, certifique-se de fotografar os ambientes diretamente - use um tripé e o medidor de nivelamento da câmera, se necessário.
O processo de revisão do cliente
Ser um bom fotógrafo de imóveis é mais do que capturar imagens de espaços bonitos. Você também precisa gerenciar as expectativas de seus clientes.
Depois de tirar as fotos, é uma boa ideia revisar as fotos com o corretor de imóveis enquanto você estiver no local para evitar que os clientes fiquem insatisfeitos e tenham que revisitar a propriedade para tirar fotos perdidas.
Você pode contar as imagens da sua setlist para garantir que obteve a lista completa de fotos prometidas e que tudo está bem no visor antes de deixar a propriedade.
Como profissional criativo contratado, você não pode presumir que todos entendam o seu processo ou as fotos que você tirou. Aproveite esse momento para explicar por que você gosta de determinadas fotos e como eles podem esperar que elas fiquem depois que você terminar de editá-las.
Onde você pode aprender fotografia imobiliária?
Se você está se perguntando "como posso me tornar um fotógrafo imobiliário?"
Não há um único lugar para você começar.
Há muitos cursos de fotografia imobiliária disponíveis on-line em plataformas como Udemy ou Coursera que ajudam você a entender os fundamentos da técnica e os aspectos comerciais.
Além disso, procurar grupos de fotografia on-line para aprender com colegas e praticar é uma excelente maneira de obter experiência real e praticar com sua câmera e equipamento. Procure grupos do Facebook ou Meetup para se conectar e aprender com outros fotógrafos de sua região.
Que tipo de formação você precisa para administrar uma empresa profissional de fotografia imobiliária?
Você não precisa ter uma formação específica para se tornar um fotógrafo imobiliário de sucesso, mas ter experiência como fotógrafo e freelancer ajuda.
Administrar uma empresa de fotografia imobiliária é muito mais do que apenas tirar fotos profissionais de imóveis. Você está resolvendo um problema para os corretores de imóveis, e eles o procuram para obter conhecimento profissional, além das fotografias que podem ser entregues.
Você também precisará configurar um sistema de faturamento, contratos de fotografia e gastar tempo e esforço procurando por novos clientes autônomos. Uma grande parte do trabalho como fotógrafo de imóveis é também desenvolver um estratégia de mídia social para que você veja seu trabalho.
Como faço para promover meu negócio de fotografia imobiliária?
A maneira #1 de promover seu negócio de fotografia imobiliária é criar um site incrível para você. portfólio de fotografia on-line. Dessa forma, os clientes em potencial podem ver todas as suas fotos de imóveis e fotografias de imóveis com drones em um só lugar - junto com suas fotos de imóveis. página de preços de fotografia.
A site de portfólio como fotógrafo é uma ferramenta valiosa para demonstrar sua credibilidade e profissionalismo.
Além disso, um site bem construído também pode servir como uma ferramenta de marketing para que você encontre novos clientes. A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é um componente essencial para ajudar a aumentar a visibilidade da sua página da Web quando os usuários pesquisam serviços locais de fotografia imobiliária.
Você ainda não tem um? Não se preocupe, basta usar um Criador de sites para você criar um em minutos.
Certifique-se de escolher um site de portfólio on-line que ofereça um belo modelos para que seu site de fotografia imobiliária cause uma impressão forte e elegante. Outro recurso excelente para você ficar de olho? A loja on-line integradaVocê pode comprar seus pacotes de fotografia de imóveis imediatamente.
Parabéns - agora você tem todas as informações necessárias para iniciar seu próprio negócio de fotografia imobiliária! Em breve, você se sentirá em casa no mundo da fotografia imobiliária e conquistará os clientes dos seus sonhos.
Você quer mais dicas sobre Como ganhar dinheiro com fotografia?
Como iniciar um negócio de fotografia bem-sucedido
10 maneiras de promover seu negócio de fotografia de retratos
A melhor folha de dicas sobre hashtags de fotografia