A criação de um portfólio on-line envolve a compilação dos melhores exemplos de trabalho de um fotógrafo, artista, designer ou outro criativo que mostre seu estilo e abordagem exclusivos. No entanto, como estudante, criar um portfólio é um jogo totalmente diferente, simplesmente porque você ainda não trabalhou com clientes e não obteve exemplos suficientes de seu trabalho para colocar nele.
Mas isso não significa que seja impossível. Tudo o que você precisa é de uma abordagem diferente para criar seu portfólio. Se você está perplexo sobre o que incluir em seu portfólio para conseguir um emprego, ser aceito em uma pós-graduação ou qualquer que seja o seu objetivo, você veio ao lugar certo. Aqui estão 10 ideias criativas de portfólios de estudantes para você começar.
O fato de você ainda não ter trabalhado com clientes não significa que não tenha nada para mostrar. Você provavelmente tem uma grande coleção de fotografias, desenhos, arte e outras peças criativas de projetos e atividades de classe. Essas são certamente coisas que você pode acrescentar ao seu portfólio.
Examine todos os resultados que você produziu na escola e procure os melhores que demonstrem suas habilidades, criatividade e paixão pela sua área. Neste ponto, você não precisa se preocupar com a aderência à sua marca, basta escolher exemplos que destaquem o que você sabe fazer de melhor!
Em vez de apenas compilar todas as imagens e exemplos do seu trabalho para adicionar ao seu portfólio, você pode elevar ainda mais a experiência do visualizador adicionando uma declaração pessoal. Seu espectador adoraria ouvir você, portanto, diga algo que ajude a contextualizar seu portfólio e o trabalho que você compartilhou. Pense nisso como o pontapé inicial da jornada dele para explorar seu trabalho.
Na sua declaração pessoal, não se esqueça de se apresentar, de dizer o que você faz e o que eles podem esperar do seu portfólio. Fale ao espectador sobre seus objetivos, interesses e como seu trabalho se encaixa em suas aspirações acadêmicas e profissionais. Isso o ajudará a navegar em seu portfólio com intenção e propósito, o que elevará a experiência de visualização.
Ao escrever sua declaração pessoal, tenha em mente seu público-alvo. Seu portfólio tem como objetivo principal ajudar você a conseguir um emprego? Você o usará para ingressar em um programa de pós-graduação? Seja qual for o caso, determine seu público-alvo e fale com ele por meio de sua declaração pessoal.
Certifique-se de que suas metas digam a eles por que você merece um lugar na organização ou instituição deles e como você e seu trabalho se encaixarão bem com eles.
Os exemplos de trabalho que você inclui em seu portfólio de estudante não devem se limitar às coisas que você fez em sala de aula. Não se esqueça de incluir itens de atividades extracurriculares. Compartilhe todos os clubes, associações, estágios ou trabalho voluntário que você tenha feito e mostre as fotos que você produziu com eles.
Você participou de uma exposição em uma galeria ou de uma caminhada fotográfica? Você se ofereceu para fotografar um evento escolar ou uma campanha de alimentação, ou colaborou com estudantes ou outros artistas locais para criar um mural ou um projeto de arte comunitário? Você trabalhou com um empregador em um estágio? Mostre o trabalho que você fez para eles e não se esqueça de acrescentar uma descrição da finalidade do trabalho.
As atividades extracurriculares são sempre complementos atraentes, mostrando o envolvimento de você na comunidade, suas habilidades de liderança e seus interesses. O simples fato de adicioná-las ao seu portfólio dará aos espectadores uma ideia melhor do que você gosta, de suas experiências e do que você pode fazer! Além disso, isso mostra que você está ativo e envolvido em fotografia, design, arte ou outros eventos e oportunidades criativas, o que é sempre bom!
Você quer que seu portfólio de estudante seja o mais envolvente possível para seus espectadores. Embora sua declaração pessoal e a coleção de imagens que mostram seu melhor trabalho certamente estejam fazendo isso, considere adicionar mais elementos multimídia para elevar a experiência de visualização.
Algumas coisas que podem acrescentar profundidade ao seu portfólio incluem vídeos, clipes de vídeo e outras formas de mídia. Talvez você possa adicionar um videoclipe que tenha feito para o seu estágio, fornecer descrições em áudio de exemplos do seu trabalho ou criar um tour em vídeo de uma exposição que inclua algumas de suas peças.
Sinta-se à vontade para ser criativo aqui - apenas certifique-se de que a mídia que você incluir seja envolvente e ajude seu portfólio a se destacar.
Já se foi o tempo em que os portfólios eram impressos e enviados para empregadores, escolas ou outros estabelecimentos em pastas. Devido à rápida digitalização, você se beneficiará de ter um portfólio digital que pode ser acessado totalmente on-line. Considere a possibilidade de criar um site no qual você hospedará seu trabalho e falará mais sobre você para o espectador.
Um site de portfólio também permite que você adicione mais recursos que não podem ser feitos com papel e caneta comuns, como fornecer uma maneira para que seus espectadores entrem em contato com você, adicionar vídeos que eles possam assistir para saber mais sobre suas habilidades etc. Alguns podem até permitir que você venda seu trabalho para compradores interessados!
O lado positivo é que trabalhar com um portfólio digital também testa e molda suas habilidades de web design e marketing digital - mas se você não tiver nenhum conhecimento sobre isso, não se preocupe. Há várias plataformas que permitem que você crie portfólios de sites de forma fácil e perfeita. Por exemplo, o construtor de portfólios de sites Format tem recursos intuitivos e fáceis de usar que permitirão que você crie e personalize seu portfólio com base em suas necessidades e objetivos.
De fato, não há dois alunos iguais. Mesmo que você esteja no mesmo programa que seus colegas, há, sem dúvida, algo que o diferencia deles. Encontre esse elemento que faz de você VOCÊ - seja uma habilidade exclusiva ou uma especialidade. Talvez você se saia melhor do que os outros em tipos específicos de fotografia, arte, design ou outras profissões criativas, ou tenha um estilo único que só você pode usar.
Quando você o encontrar, certifique-se de que ele seja destacado em seu portfólio. Mostre-o por meio dos exemplos de trabalho que você inclui, do texto que escreve, da mídia que adiciona etc. Isso ajudará você a construir sua vantagem e a se destacar para possíveis empregadores, escolas de pós-graduação ou espectadores.
Os empregadores e as escolas de pós-graduação sempre solicitarão cartas de recomendação de professores, colegas ou mentores anteriores. Isso permite que eles entendam melhor seu caráter, interesses e habilidades. Portanto, certifique-se de que você também tenha isso em seu portfólio!
Não tenha receio de pedir a você depoimentos e recomendações. Você pode obtê-los de seus professores, antigos ou atuais, pessoas com quem trabalhou em estágios, membros de clubes ou outros mentores e colegas. Simplesmente peça a eles que digam algumas palavras sobre você, seu caráter ou ética de trabalho e, o mais importante, seu trabalho.
As palavras deles podem ajudar muito você a construir sua credibilidade e estabelecer suas habilidades, realizações, fotografia, belas artes, design ou outras habilidades e conhecimentos criativos. Os empregadores ou avaliadores de pós-graduação levarão isso muito a sério e podem ajudar você a conseguir aquele emprego ou vaga!
É provável que você tenha melhorado bastante desde o início do seu programa. Você aprendeu todas as habilidades e aspectos técnicos para criar um trabalho criativo impressionante e eficaz, adotou as práticas recomendadas para aprimorar seu estilo e obteve insights sobre como criar escolhas significativas e impactantes durante o processo criativo.
Talvez você não perceba imediatamente, mas todas essas melhorias são evidentes na forma como seu trabalho mudou ao longo dos anos.
Uma boa ideia para o seu portfólio é mostrar esse curso de progressão. Adicione alguns resultados do seu primeiro ano no programa ao seu último e mais recente trabalho. Isso dará ao espectador uma boa ideia do seu ponto de partida em relação ao ponto em que você está agora e demonstrará o aprimoramento dos seus níveis de habilidade e especialização.
Você pode até mesmo escrever uma história para complementar as imagens do seu trabalho. Por exemplo, adicione uma descrição para cada progressão, dizendo ao espectador o que você aprendeu e aplicou naquele momento e como isso mudou seu trabalho em relação aos anos anteriores.
Essa forma de contar histórias certamente cativará o espectador e mostrará a ele como você se desenvolveu e desenvolveu sua arte.
Ao criar seu portfólio, certifique-se de que você tenha seu público em mente. Para quem você está criando isso? Quais são os objetivos que você tem ao criar esse portfólio? Qual é o propósito dele? Pode ser que você esteja procurando emprego, candidatando-se a uma pós-graduação ou tentando obter uma bolsa de estudos. Identifique esse objetivo e determine quem é o público-alvo.
Isso ajudará você a criar um portfólio que agrade a eles. Por exemplo, se você pretende se candidatar a um programa de pós-graduação, talvez queira adaptar sua abordagem para atender à natureza e às necessidades do programa. Se estiver se candidatando a um emprego, você deve mostrar um trabalho que se alinhe aos produtos e serviços da empresa.
Identificar o seu público permite que você crie um portfólio que se encaixe na oportunidade e crie algo que ressoe e fale diretamente com ele. Você pode ajustar o tom e a mensagem de acordo para ajudá-lo a obter os resultados que almeja.
Seu portfólio pode estar perfeito do seu ponto de vista, mas não custa nada dar uma olhada e ouvir a opinião de alguns especialistas. Seus professores, mentores, colegas e outros profissionais podem ter algumas ideias para ajudar a melhorar seu portfólio. Lembre-se de que essas pessoas têm experiência em sua área, portanto, não hesite em aceitar o feedback construtivo delas.
Mostre a eles o que você tem até agora, pergunte o que eles acham e o que pode ser melhorado e faça alterações de acordo com o feedback deles. Isso ajudará você a aprimorar seu portfólio e a criar um que o ajudará a atingir seu objetivo final.
Também é uma boa ideia encontrar alguém para oferecer feedback semelhante ao seu público-alvo. Se você estiver criando seu portfólio para a pós-graduação, por exemplo, peça ao reitor da escola ou a professores que trabalhem em escolas de pós-graduação que analisem seu portfólio e ofereçam ideias. Isso ajudará você a obter o feedback exato de que precisa para atrair o seu público-alvo.
Apesar de ainda não ter adquirido experiência de trabalho real, você pode criar um portfólio para mostrar quem você é e o que faz de melhor. Tudo o que você precisa é de uma abordagem diferente. Portanto, considere essas ideias e comece sua jornada para criar um portfólio de estudante que se destaque.
Experimente o criador de portfólio Format hoje mesmo. Nosso site de portfólio on-line permite que você exiba e destaque seu trabalho de forma atraente e intuitiva. Há muitos recursos para você aproveitar, desde lojas de comércio eletrônico onde você pode vender seu trabalho até armazenamento em nuvem para ajudá-lo a organizar todo o seu trabalho em um local seguro.
A melhor parte é que o construtor de portfólio Format é incrivelmente fácil de usar - você não precisa ter conhecimento ou experiência em codificação. Todas as ferramentas de que você precisa estão disponíveis e podem ser personalizadas do jeito que você quiser. Comece a usar o criador de portfólio Format hoje mesmo.