Um artista é uma pessoa que pratica qualquer uma das artes criativas, como pintura, escultura, poesia, canto, filmagem, desenho, composição e criação de música.
Um artista, em termos simples, é alguém que cria arte - é alguém que usa a arte como um veículo para comunicar ideias, pensamentos, sentimentos e visões de mundo. É uma forma de expressão e de contar histórias, mas a maneira como isso acontece e a forma que a arte assume podem realmente variar. Embora a arte seja geralmente considerada como artes visuais, como pinturas ou desenhos, há muitos meios diferentes de arte, incluindo escultores, fotógrafos, artistas performáticos, tatuadores, maquiadores, cinegrafistas, designers gráficos, ilustradores, artesãos etc. Você pode até pensar em outros tipos de artistas que conhece e que não se enquadram em nenhuma dessas categorias; no entanto, essas são algumas das carreiras artísticas mais comuns. Todos esses artistas têm algo em comum: a paixão por seu trabalho.
Um artista é alguém que usa um desses meios criativos para criar obras de arte e, muitas vezes, para gerar renda para si mesmo. São pessoas muito criativas e imaginativas - pessoas apaixonadas pela criação de arte, em muitos formatos e formas. Como em muitos outros setores, a arte é uma carreira desafiadora para você ingressar como profissional em tempo integral, mas sempre haverá muitas necessidades e oportunidades para que você abra seu próprio caminho. Atualmente, os artistas têm a capacidade de comercializar seus produtos e aumentar seu público de maneiras que não conseguiam no passado, por meio da mídia social e da capacidade de vender arte em outras plataformas de terceiros, como a Etsy ou a Mercado de impressões da Format. Há também usos convencionais da arte que você talvez não pense em termos de profissão - lugares como marketing ou fabricação de todos os tipos de itens, como roupas ou tapetes. Outro exemplo seria a adição de arte em qualquer design que torne um produto mais atraente. Empresas, marcas ou organizações governamentais frequentemente fazem parcerias com artistas para comercializar seus produtos, impulsionar o turismo, fazer obras de arte públicas e muito mais.
A arte está ao nosso redor e os artistas sempre moldaram a cultura. Eles são os motores e agitadores que impulsionam a sociedade com inovação e inspiração e, é claro, continuarão a desempenhar um papel importante no futuro.
Se você sonha acordado em preencher seus dias com a criação de arte, é bem provável que já tenha se perguntado como se tornar um artista profissionalmente.
Descobrir como construir uma carreira artística para você pode ser complicado, pois não há necessariamente um caminho claro para se tornar um artista. A jornada pode parecer diferente para cada pessoa, dependendo de seu campo, localização geográfica, objetivos e muito mais.
Nós o ajudaremos a desvendar os fundamentos de como se tornar um artista para que você possa elaborar um plano que funcione para você.
Iniciar uma carreira como artista tem tudo a ver com seguir sua paixão. Trata-se de criar arte como um veículo usado para autoexpressão, para comunicar ideias, pensamentos e sentimentos. A arte pode ser usada para unir as pessoas e moldar a sociedade - como acontece com a arte, as oportunidades para você se tornar um artista em tempo integral são ilimitadas.
Desde escultores, fotógrafos, tatuadores, maquiadores, cinegrafistas, designers gráficos, ilustradores, artesãos, etc., desenvolvemos uma estrutura para você começar como artista. Você aprenderá o que significa criar arte, percorrerá alguns dos melhores exemplos de sites de portfólio on-line para artistas, se aprofundará nos diferentes tipos de artistas e aprenderá a definir o preço do seu trabalho.
Antes de falarmos sobre como se tornar um artista profissional, devemos entender o que é um artista.
A definição de artista no dicionário é alguém que usa escultura, música, pinturas ou escritos para expressar sua imaginação criativa. Um artista profissional, portanto, é alguém que ganha uma renda com a arte que cria usando suas habilidades e imaginação.
Essa definição é útil, mas ampla, pois há uma grande variedade de tipos de arte e uma longa lista de possíveis empregos de artista profissional em cada campo.
A importância da arte na forma como o mundo funciona não deve ser negligenciada. A arte está presente desde que os seres humanos existem neste belo planeta. Ela é encontrada ao longo da história em culturas e sociedades do mundo inteiro. Datados de 3100 a.C., os hieróglifos já foram uma das únicas formas que os seres humanos tinham de manter um registro histórico, uma história cultural, além de uma história oral que seria transmitida de geração em geração.
A arte serve a vários propósitos, como levar beleza ou inspiração a um lugar, pessoas ou comunidades. Ela pode atuar como um veículo de mudança ou crítica política. Ela também pode ajudar a promover um senso de comunidade ou de pertencimento em diferentes culturas. Às vezes, a arte é usada como uma forma de autoexpressão ou uma maneira de comunicar conceitos e ideias. Há momentos em que a arte pode ser tão poderosa e comovente que desafia a maneira como você pensa sobre algo, mudando sua perspectiva sobre o assunto. Ela também pode ajudá-lo a significar um marco ou momento importante em sua vida, quer você seja o artista ou esteja sendo solicitado a criar isso para outra pessoa.
Não existe uma maneira certa ou errada de fazer arte e, por isso, não existe um caminho único para você se tornar um artista ou uma única definição do que isso significa. O que um artista precisa ser é autêntico e ter sua própria visão exclusiva do que deseja criar e como deseja fazer isso. A personalidade de um artista deve ser capaz de transparecer em seu trabalho - é sua saída criativa. Fazer arte pode ser uma forma de autoexpressão e você precisará ter a confiança necessária para mostrar essa arte ao mundo. Afinal de contas, a arte foi feita para ser vista e vivenciada.
Não importa se você adora fazer arte como hobby ou se está procurando fazer da sua arte uma carreira em tempo integral, com persistência e tenacidade você poderá moldar a carreira dos seus sonhos.
Embora seja difícil listar todos os tipos de artistas neste artigo, podemos dar uma olhada em alguns dos tipos mais comuns de arte de estúdio. Entre eles estão:
É claro que há outros artistas que trabalham fora dessas categorias. No entanto, os tipos de artistas listados aqui estão entre os mais comuns e representam uma gama muito ampla de carreiras na vida real.
Há muitos tipos diferentes de artistas, desde pintores e escultores até fotógrafos e videógrafos; tatuadores, maquiadores, designers gráficos, ilustradores, artesãos e muito mais. Embora essa lista não seja completa, esses são alguns dos tipos mais comuns de artistas. Vamos nos aprofundar em cada um desses tipos. Em cada uma dessas categorias, um artista pode estar nos estágios de artista iniciante, artista emergente, artista em meio de carreira ou artista profissional estabelecido.
Um pintor é alguém que usa tinta para criar suas obras de arte. As pinturas podem ser em telas enormes ou podem ser pequenas imagens pintadas em uma superfície. Você é um artista que cria arte usando tinta a óleo, aquarela, guache, acrílico ou até mesmo tinta spray para criar seu trabalho. Essa ampla gama de arte pode abranger a criação de imagens de paisagens, grandes murais, pinturas abstratas etc. Como em muitas formas de arte, o tipo de pintura fica a critério do criador e o estilo geralmente é a assinatura pessoal do artista.
Os desenhistas têm sido uma parte fundamental da sociedade desde o início dos tempos, esboçando e desenhando momentos ou personagens de nossa história. Esse tipo de arte é normalmente definido como a produção de imagens em uma superfície - geralmente papel - por meio de marcas, que geralmente são criadas com tinta, grafite, giz, carvão ou giz de cera. Essa forma de arte é uma das mais acessíveis, pois tudo o que você precisa é de um instrumento de desenho e uma superfície para fazer as marcas. Os desenhos são feitos em uma variedade de formas diferentes, do abstrato ao realista. Eles são feitos em uma variedade de cores, bem como em preto e branco. Quatro dos movimentos artísticos mais populares são conhecidos como surrealismo, impressionismo, realismo e expressionismo abstrato.
Essa forma de arte utiliza materiais moldáveis para criar objetos tridimensionais como obras de arte. Os escultores usam materiais de diversas maneiras para criar sua arte, seja esculpindo, modelando, moldando, fundindo, forjando, soldando, costurando ou montando. Há quatro tipos principais de esculturas clássicas: entalhe em pedra, fundição em bronze, entalhe em madeira e queima de argila. Os escultores geralmente se especializam em um dos quatro tipos principais e aprimoram sua arte.
Um fotógrafo é alguém que cria arte usando sua câmera ou materiais sensíveis à luz. Os fotógrafos profissionais abrangem uma ampla gama de setores, desde o comercial até o de paisagens, esportes, casamentos etc. Quer você esteja fotografando pessoas ou animais, dentro de edifícios ou ao ar livre, o trabalho de um fotógrafo é capturar imagens impressionantes e inesquecíveis que contam uma história.
O trabalho de um tatuador é desenhar e aplicar tatuagens no corpo das pessoas com tinta. Na maioria das vezes, as tatuagens são usadas para fins decorativos e, muitas vezes, os tatuadores têm sua própria loja ou salão ou trabalham para alguém que tem uma. O trabalho de um tatuador tem seus próprios desafios, pois você está criando arte em uma superfície que não é plana e em um objeto que pode se mover. Os tatuadores geralmente também têm seu próprio estilo ou especialidade - por exemplo, eles podem ser conhecidos por sua coloração ou por seus detalhes intrincados e trabalho com linhas finas.
A tela de um maquiador é principalmente o rosto de alguém, embora às vezes também possa ser estendida a mais partes do corpo ao fazer maquiagem de efeitos especiais para filmes, televisão, teatro ou outras produções. Os maquiadores são usados mais comumente para aplicar cosméticos em artistas ou intérpretes. Eles também são contratados como freelancers para grandes eventos, como casamentos, formaturas e marcos importantes.
A cinematografia consiste em supervisionar e dirigir a fotografia da produção de filmes. Um diretor de fotografia é um cineasta especializado em operar uma câmera. Ele é responsável pelo enquadramento de cada cena e pela criação do visual, das cores e dos raios necessários para obter a cena perfeita. Os cinegrafistas precisam ter uma imagem criativa em mente e, em seguida, ser capazes de dar vida a essa visão usando o ambiente e os atores. Os cinegrafistas podem contar histórias em longas-metragens, programas de televisão ou curtas-metragens.
Embora o design gráfico se enquadre mais no âmbito do design, vamos discuti-lo em termos de arte, pois os dois estão intrinsecamente conectados e os designers gráficos também precisam usar sua visão artística para dar vida ao seu trabalho. Um designer gráfico é alguém que cria arte combinando tipografia, gráficos e fotografias, para uso em anúncios, livros, revistas, sites etc. Os designers gráficos são usados com frequência para fins comerciais e de marketing, além de serem usados em mídias sociais e outros recursos digitais. Esse tipo de artista é muito necessário nas empresas para seu marketing externo e comunicação interna.
Às vezes, um ilustrador pode ser chamado de artista narrativo. Ele é alguém que desenha ou cria imagens para revistas, livros, anúncios, pôsteres, cartões de aniversário ou de felicitações, material médico e muito mais. Os ilustradores criam obras de arte que funcionam como uma representação visual de um texto, seja na forma de livros de histórias, infográficos ou qualquer outra coisa. O trabalho artístico acompanha a escrita e é usado para complementar ou aprimorar o texto.
Um artista artesanal é alguém que usa uma variedade de diferentes tipos de materiais e técnicas para criar arte para venda. A definição de um artista de artesanato é criar objetos feitos à mão, como cerâmica, vidro, tecidos ou outros objetos para uso estético ou para um propósito ou função. Às vezes, os artistas de artesanato também têm seu trabalho usado somente para exposições. Embora o artesanato às vezes possa ser um hobby, um artista artesanal também é um ofício em si.
A arte pode ser encontrada em todas as culturas do mundo e ao longo dos milênios, começando com nossos ancestrais paleolíticos. Embora a arte possa não parecer tão imediatamente importante para a sociedade quanto outras profissões mais práticas, está claro que ela tem uma função profundamente importante.
Os seres humanos são atraídos a fazer arte e obtêm grandes benefícios ao vivenciá-la. Algumas das maneiras pelas quais o papel do artista é significativo incluem:
A arte também é essencial em outros campos comerciais que não são explicitamente focados na arte. Por exemplo, fabricantes e marcas de todos os tipos dependem do trabalho de artistas para ajudar a tornar seus produtos mais atraentes e comercializá-los.
Como o caminho artístico pode parecer diferente para diferentes artistas, há muitas maneiras de você ser um bom artista. Entretanto, há alguns pontos em comum que você provavelmente encontrará entre todos os artistas experientes. Essas são características de personalidade e habilidades que aumentarão as chances de você obter sucesso como um novo artista.
Se você não vê essas características em si mesmo, nunca é tarde demais para começar a desenvolvê-las. Algumas das melhores características que você encontrará entre os bons artistas incluem:
O processo criativo nem sempre é fácil, e a maioria dos artistas luta em algum momento de suas carreiras com um falta de criatividadeVocê pode encontrar desafios técnicos, desafios conceituais, dificuldades para promover seu trabalho e muito mais.
Para que você tenha sucesso como artista profissional, é necessário ser persistente e desenvolver a coragem para superar esses desafios. É preciso ter paciência para praticar repetidamente para dominar novas técnicas, acreditar firmemente no seu valor mesmo quando você se depara com a rejeição e desafiar-se a melhorar quando você sabe que não está vivendo de acordo com seu potencial.
Tudo isso exige que você desenvolva persistência, paciência e determinação.
Ser capaz de aceitar críticas construtivas com naturalidade e aplicá-las à sua arte à medida que você se aprimora será muito útil para você como artista.
É claro que nem todos "entenderão" o seu trabalho e, às vezes, as críticas deles podem ser equivocadas. Entretanto, expor-se às críticas de pessoas que você admira e confia e aprender a ver seu próprio trabalho com uma lente crítica fará de você um artista melhor.
Como artista, você sempre pode melhorar um pouco mais em sua arte. Os melhores artistas se consideram estudantes por toda a vida e estão sempre curiosos e interessados em maneiras de melhorar o que fazem.
Aprender como se tornar um artista não se trata apenas de obter uma educação formal ou dominar certas habilidades técnicas e diferentes mídias. Tudo isso pode ajudar, mas os melhores artistas também desenvolvem sua criatividade.
Muitos artistas conseguem construir uma carreira principalmente por meio de habilidades técnicas, mas se você quiser realmente se destacar e aumentar seu potencial de ganhos, dedique algum tempo a pensar em sua visão única e no que você quer que sua arte diga.
Para se tornar um artista profissional, você também precisa ser capaz de comercialize você mesmo e defenda você mesmo.
Os melhores artistas são capazes de se organizar e reservar tempo em sua agenda para marketing, networking e busca de oportunidades de negócios.
Você está pronto para criar seu portfólio?
Crie um site de portfólio on-line de artista impressionante com o Format.
Para começar como artista, você precisará aprender seu ofício, conseguir um espaço de trabalho dedicado, praticar muito para desenvolver sua arte e criar um site de portfólio on-line para ajudar a se promover como artista. Muitos artistas são freelancers e podem estar trabalhando em vários projetos ou exposições diferentes ao mesmo tempo. Às vezes, as pessoas podem começar a fazer arte como um hobby secundário e depois transformá-la em um trabalho em tempo integral. Embora possa ser assustador seguir sua paixão em uma carreira como artista, menos coisas podem ser mais gratificantes.
Desenvolver seu conjunto de habilidades como artista é a primeira etapa. Para isso, talvez você queira fazer um treinamento formal em uma escola de arte, onde poderá passar algum tempo aprendendo sobre arte, história da arte e os elementos fundamentais da sua arte. Na maioria das vezes, o programa de uma escola de arte dura dois anos, o que permite que você tenha liberdade e tempo para mergulhar totalmente na criatividade e, ao mesmo tempo, estar cercado de pessoas que pensam como você. Sem dúvida, você sairá da escola de arte com uma série de habilidades que não tinha quando começou, além de uma infinidade de novos conceitos e ideias e uma rede de colegas em que poderá se apoiar no futuro.
Não é absolutamente necessário que você frequente uma escola de arte para se tornar um artista. Há outras maneiras de você se estabelecer como um artista autônomo fazendo sua própria pesquisa e aprendendo. Você pode se inscrever em um workshop ministrado por um artista que admira ou fazer cursos on-line. Você também pode explorar museus ou galerias da obra de arte em que deseja se especializar. Aprender com os portfólios de sites on-line de outros artistas é outra maneira de você obter conhecimento e inspiração.
Independentemente de você seguir o caminho tradicional com um programa de artes plásticas na escola ou adotar a abordagem autodidata, lembre-se sempre de que seu aprendizado como artista será algo contínuo pelo resto da vida. Para crescer como artista, você sempre desejará absorver novas habilidades e conceitos e explorar novos elementos para implementar em seu trabalho.
O próximo passo é criar um espaço de trabalho para você desenvolver a arte. No início, talvez você não consiga dedicar um estúdio inteiro ou um cômodo em sua casa apenas para a arte, mas criar um espaço dedicado - mesmo que seja apenas uma tela - o ajudará a entrar em um espaço mental criativo. Você quer que sua mente saiba que, quando está em seu espaço de trabalho artístico, você está lá para criar arte. Seja intencional com seus espaços e com a energia que você coloca neles. À medida que você avança em sua carreira como artista, seu espaço de trabalho provavelmente crescerá e se tornará seu próprio estúdio, mas lembre-se de que não há problema em começar pequeno. Dependendo de onde você mora, também pode haver espaços de estúdio administrados por artistas ou coletivos de arte dos quais você pode fazer parte para compartilhar um espaço de trabalho dedicado.
A próxima etapa para que você se torne um artista é aprimorar sua arte. Nesse estágio do processo (que, pode-se dizer, é sempre), você precisará praticar sua arte e brincar com materiais e ideias e como eles funcionam com sua visão artística. Você pode acabar descobrindo qual é o seu estilo como artista e começar a desenvolver sua própria assinatura. Você se enquadra em uma das categorias de surrealismo, impressionismo, realismo ou expressionismo abstrato? Ou você é algo completamente diferente?
Uma parte muito importante para você se tornar um artista é desenvolver o portfólio do seu site on-line. Para muitas pessoas e clientes em potencial, essa será a primeira vez que eles conhecerão seu trabalho artístico e quem você é como artista. Seu site de portfólio on-line precisa ser um destaque de seus melhores trabalhos e também deve ser uma visão de quem você é como artista, bem como do tipo de trabalho que deseja fazer. Para você começar, a Format reuniu alguns exemplos de sites de portfólio on-line que você pode usar. dicas para criar um site de portfólio de artista e desenvolveu um guia abrangente para ajudar você a fazer isso. Algumas dicas importantes são: destacar seus melhores trabalhos, sempre focar na qualidade em vez da quantidade ao selecionar seu portfólio, mostrar sua visão como artista e contar sua história. Você também pode compartilhar seu currículo de artista para que os visitantes conheçam seu histórico de exposições e publicações e as organizações de arte às quais você é afiliado.
A última parte, e que sempre estará em andamento, é promover você como artista. Você deve construir sua rede de contatos para que possa ampliar seu alcance, seja para clientes em potencial ou para outros artistas que queiram trabalhar com você. Em termos de arte, sempre há novas galerias, exposições, mercados, oficinas ou estúdios que estão procurando novos artistas ou colaborações. Quanto mais você conseguir divulgar seu nome, mais sucesso terá como artista em tempo integral. Utilizar uma conta profissional de mídia social para promover seu trabalho artístico e criar um link para seu website é uma ótima maneira de divulgar seu trabalho. Você também pode criar sua rede de contatos entrando em contato com outros artistas ou clientes em potencial com os quais deseja trabalhar via LinkedIn ou enviando-lhes um e-mail. Criar uma rede de contatos pode ser difícil, mas também muito gratificante. É uma ferramenta que pode levar você ao crescimento pessoal e a mais oportunidades como artista.
As habilidades que você precisa para ter uma carreira como artista serão diferentes dependendo do tipo de arte de estúdio em que você deseja se especializar. Vamos detalhar algumas das habilidades mais importantes por especializações populares.
Em todas as especializações em artes visuais, é importante que você tenha alguma compreensão de conceitos como cores primárias, cores secundárias, o círculo cromático e o sistema de cores. Regras de composição. Eles se aplicam tanto às artes plásticas quanto às artes decorativas ou aplicadas e, embora esses conceitos possam ser desviados, o artista deve primeiro entendê-los bem.
Em seguida, você precisará das habilidades técnicas que se aplicam à área escolhida. Se você for um fotógrafo, isso significa entender como funcionam as câmeras, as lentes e o software de edição.
Se você for um designer gráfico, precisará entender o software com o qual escolherá trabalhar, como o Adobe Indesign e o Illustrator.
Como escultor, você precisará de um sólido conhecimento de materiais e técnicas de modelagem, fundição, escultura e montagem.
Seja qual for a sua área de artes aplicadas ou belas artes, é importante desenvolver as habilidades técnicas para produzir o que você imagina.
Já mencionamos isso antes, e você verá que é sempre mencionado como uma habilidade essencial se você quiser seguir uma carreira como artista. Você terá de passar por muitas tentativas e erros e muitas tentativas fracassadas até começar a criar arte da qual se orgulhe seriamente.
A paciência para chegar a esse ponto é algo que separa aqueles que têm uma carreira artística bem-sucedida daqueles que nunca se dão uma chance.
Em sua carreira como artista, você precisará ser capaz de cumprir os prazos de seus clientes de forma confiável e também criar e definir prazos para si mesmo.
Definir seus próprios prazos e responsabilizar-se por eles pode ser ainda mais difícil do que cumprir um prazo para um cliente, pois não há ninguém além de você mesmo para responsabilizá-lo. Uma habilidade revolucionária para qualquer artista é tornar-se extremamente organizado e confiável.
O estereótipo do artista gênio disperso pode ser um pensamento agradável, mas provavelmente não ajudará você a levar sua carreira para o próximo nível.
Artistas comerciais, artistas plásticos e artistas decorativos, todos precisam ser capazes de desenvolver conceitos e apresentar novas ideias. Mesmo que você trabalhe para clientes corporativos que lhe dão um briefing bem definido, você ainda precisa ser capaz de criar e apresentar interpretações originais desse briefing para aprovação.
Uma boa maneira de fazer isso é desafiar você a ter 20 ideias para cada projeto. Não há problema se algumas delas forem irrealistas ou não forem exatamente o ideal. O objetivo é desenvolver sua capacidade de explorar muitas ideias e ver aonde elas levam você.
A renda potencial de um artista varia de acordo com seu campo de atuação. Em áreas criativas, não é incomum que os que ganham mais ganhem muito mais do que a média da área, enquanto os que ganham menos podem não ter um salário digno.
Os ganhos em potencial também variam drasticamente de acordo com o local em que você está no mundo. No entanto, com o advento da mídia social, está se tornando mais comum que pessoas que vivem em áreas que normalmente não são associadas ao mundo da arte façam seu nome.
De acordo com os EUA Bureau of Labor StatisticsDe acordo com a pesquisa da Fundação Getulio Vargas, a renda média para artistas plásticos, incluindo pintores e escultores, foi de $65.020 em 2020. Os 10% mais bem classificados no campo ganharam cerca de $120.000, enquanto os 10% mais mal classificados levaram para casa pouco menos de $20.000 em média.
A mesma fonte indica que fotógrafos ganharam uma média de $50.290, sendo que os 10% superiores têm uma média de $86.850 e os 10% inferiores têm uma média de $22.410.
Essas rendas indicam que você certamente pode ganhar a vida como artista, embora para ganhar grandes quantias de dinheiro seja necessário alcançar o topo da sua área.
Em cada tipo de arte que listamos acima, há muitos caminhos de carreira em potencial. Aqui está uma lista não exaustiva de ideias que você pode seguir em algumas das principais especializações em arte:
As carreiras em fotografia incluem tornar-se um fotógrafo de casamento, a fotógrafo de retratos, a fotógrafo de viagensou um fotógrafo comercial.
Os pintores podem seguir carreiras como artistas plásticos, instrutores de pintura ou pintores por encomenda.
Os designers gráficos podem seguir carreiras em design de livros e revistas, design de embalagens, design de marcas e muito mais.
Os ilustradores podem se especializar em livros infantis, ilustração decorativa e ilustrações de retratos encomendadas como freelancer, entre muitas outras opções
Os artistas especializados em têxteis podem se dedicar a design e construção de moda, artes plásticas têxteis ou design de têxteis para o lar.
Os artistas que trabalham com cinema podem se dedicar à produção de filmes narrativos, documentários, videografia comercial ou cinematografia de arte conceitual.
Se a sua vocação é ser artista, há uma grande variedade de possíveis empregos que você pode seguir. Agora que você sabe como iniciar sua jornada para se tornar um artista, é hora de dar os primeiros passos para criar a carreira dos seus sonhos.
Os artistas que estão criando seu portfólio on-line precisam ter certeza de que estão exibindo seu melhor trabalho e dando às pessoas uma visão do tipo de arte que fazem. Muitas vezes, essa é a primeira vez que alguém vê seu trabalho como artista, portanto, é importante que sua primeira impressão seja forte e memorável. Para que você possa começar, selecionamos alguns dos melhores exemplos de sites de portfólio on-line de artistas para que você se inspire. Se isso não for suficiente, não deixe de conferir o 15 melhores exemplos de portfólios de artistas de 2022.
Maggee Irene Day é uma artista premiada que combina técnicas tradicionais de pintura com o mundo digital e pinceladas soltas para criar pinturas complexas que confundem a linha entre ilusionismo e abstração. Sua arte desafia as convenções tradicionais da pintura de paisagens, explorando novas maneiras de utilizar ferramentas em nosso mundo da pintura contemporânea. Day usou o modelo Peak para criar seu site, que é uma tela de grade fácil de navegar - funciona melhor ao exibir muitas imagens de uma só vez.
Modelo utilizado: Peak
Paula Parole é uma artista contemporânea que usa um trabalho colorido que abrange mídias mistas - pintura, ilustração, fotografia e cinema. A artista alemã radicada em Londres cria principalmente obras de arte com um toque de sarcasmo social contemporâneo. O site do portfólio on-line de Parole foi criado usando o Ora, que é um modelo limpo com rolagem vertical - ele funciona melhor para destacar algumas de suas melhores imagens.
Modelo utilizado: Ora
Felix Treadwell é um artista premiado que vive em Londres e é sempre animado e um tanto infantil. As pinturas e a linguagem visual de Treadwell tornaram-se intensas, usando pinceladas e imagens simples de quadrinhos com personagens de olhos grandes. O site do portfólio on-line dele foi criado usando o modelo Horizontal Left, que é um modelo intuitivo e fácil de navegar que permite que você visualize seu trabalho como uma tira de filme. Ele é melhor quando usado para destacar algumas de suas melhores imagens.
Modelo utilizado: Horizontal esquerda
Como um novo artista, definir o preço do seu trabalho artístico pode ser um desafio, por isso é importante lembrar que você merece ser bem pago pelo seu tempo e pelas suas horas. Ao precificar o trabalho artístico, você deve ter em mente que deve cobrir o custo de todas as suas despesas e também levar em consideração o número de horas que gastou no projeto. Para obter um detalhamento completo de como precificar seu trabalho artístico, você deve começar com uma pesquisa de mercado, seguir uma equação simples, ter confiança no seu trabalho e no valor dele e ser consistente com o preço, independentemente do local de venda.
Para começar, é uma boa ideia que você se acostume com o preço das obras de arte na sua região. Como há vários tipos diferentes de arte, você vai querer encontrar a melhor comparação, seja com tipos semelhantes de pinturas, fotografias ou trabalhos de videografia. O local onde você está localizado, a experiência que tem e o que está vendendo são fatores importantes a serem considerados. Faça o máximo de pesquisa que você puder, seja pesquisando sites de mídia social, Etsy ou conversando com galerias e artistas locais. Considere os artistas que são mais parecidos com você - isso deve lhe dar um ótimo ponto de partida.
A próxima etapa é a equação real para você chegar a um preço. A equação básica que você deve seguir é: Despesas + Horas (x Taxa horária). É importante que você calcule qual é a taxa horária para você, pois isso afetará muito o resultado do seu preço. Como referência, você pode usar o Escritório de Estatísticas Trabalhistas dos EUA O salário médio por hora para artistas plásticos (incluindo pintores, escultores e ilustradores) é de $25,16, e o salário médio por hora é de $31,26. Um desses dois números, ou algo entre eles, pode ser um bom ponto de partida para o seu salário por hora. Lembre-se de que, à medida que sua experiência e reputação aumentarem, você poderá ajustar seu salário por hora.
Por fim, é importante cobrir o custo das despesas ou, em outras palavras, os materiais que você usou para criar a arte. Você deve certificar-se de levar em conta tudo o que usou para criar a obra de arte para que seja devidamente pago pelo seu trabalho. Isso também inclui coisas como taxas de aluguel de estúdio e outras ferramentas, como laptop ou plano de telefone, se fizerem parte do seu processo ou negócio.
Parte da precificação e da venda de seu trabalho artístico é ter confiança para fazer isso. Você deve ter confiança no preço que definiu, de modo que, mesmo que as pessoas não concordem com o preço, você se mantenha firme. Isso pode ser um desafio e muitas vezes vem acompanhado de pensamentos internos de dúvida ou síndrome do impostor, mas lembre-se sempre de que você vale o seu tempo. E seu trabalho artístico também vale.
Por fim, você deve certificar-se de que os preços permaneçam os mesmos, independentemente do local de venda, seja no seu estúdio ou em uma galeria. O mesmo vale se você estiver vendendo seu trabalho em sites diferentes, seja no seu próprio site ou em um site de terceiros. Por um lado, a falta de consistência incomodaria os clientes ou clientes em potencial, e há também a possibilidade de você incomodar uma galeria se o seu trabalho estiver listado com um preço mais barato se estiver sendo vendido em seu estúdio. Seja qual for o preço que você definir, é o preço que precisa ser praticado em todos os lugares.
Lembre-se de que há muitas outras complexidades na precificação de suas obras de arte. Por exemplo, você pode ter um modelo de preços em camadas com obras de arte editadas. À medida que as edições forem vendidas, menos peças estarão disponíveis no mercado e seus preços devem refletir essa escassez.
É claro que apenas arranhamos a superfície do que significa ser um artista e ter uma carreira no mundo da arte, mas este guia deve dar a você um bom ponto de partida. Trabalhar como artista tem seus desafios, mas também é incrivelmente gratificante e dá a você a liberdade de explorar muitas práticas e tipos de trabalho diferentes para informar seu trabalho artístico. Uma coisa que você deve ter em mente é que sua arte foi feita para ser vista. A melhor maneira de fazer isso quando você está começando é ter uma forte presença on-line usando a mídia social e Criação de um site onde você pode hospedar seu portfólio. Depois de ter um site, você pode usá-lo para compartilhar seu trabalho com possíveis compradores ou para enviar seu trabalho para exposições, chamadas para envio de trabalhos e galerias.