O DesignTO, anteriormente conhecido como Toronto Design Offsite Festival, celebra todos os aspectos do design. Abrangendo artes visuais e performances, ele oferece uma plataforma para que artistas locais e internacionais interajam com um público amplo por meio da magia de sua criatividade.
Desde 2011, a DesignTO vem coreografando uma sinfonia de design que transformou Toronto em um centro criativo. É um testemunho do poder absoluto e da diversidade do design, destacando mentes inovadoras, combinando diferentes gêneros e justapondo conceitos não convencionais.
DesignTO 2024: inspirando artistas atuais e futuros
O DesignTO 2024 será realizado de 19 a 28 de janeiro de 2024 em vários locais de Toronto.
O festival apresentará mais de 100 exposições, palestras, passeios, workshops e instalações que exploram a experiência industrial, de interiores, de móveis, design gráfico, arquitetura e artesanato - tornando-se o maior festival anual de design do Canadá, celebrando o design como uma forma multidisciplinar de pensar e fazer.
Que tipos de trabalhos e apresentações você pode esperar ver na DesignTO?
Reunimos alguns dos principais artistas e estúdios que participam do festival deste ano - leia suas histórias, vislumbre suas visões criativas e visite-os no DesignTO 2024.
Ninho moderno: Mudando o cenário da habitação contemporânea
Inovador e criativo, este escritório de arquitetura deixou sua marca na paisagem urbana de Toronto. Originário da visão de um único mentor arquitetônico, Ninho moderno A Modern Nest, Inc. surgiu como um ator importante na introdução e promoção de casas contemporâneas de médio porte no centro de Toronto. Fugindo do caminho bem trilhado de oferecer condomínios construídos em massa, a aspiração da Modern Nest é criar casas modernas eficientes e cheias de luz que combinem perfeitamente estética e funcionalidade.
Sua visão exclusiva dos conceitos de arquitetura urbana será apresentada no evento DesignTO 2024 Arquiteto como desenvolvedor. Suas passeio a pé e a palestra do artista sustentam como podemos responder à necessidade da cidade de casas contemporâneas que se integrem à vizinhança e, ao mesmo tempo, se destaquem. Os interessados localizados dentro e fora de Toronto podem se registrar gratuitamente para participar da palestra on-line por meio do site Página do evento DesignTO. Mantenha-se informado sobre este próspero e criativo escritório de arquitetura através de mídia social.
Adrienna Matzeg: Explorando a luz e a memória por meio das artes em fibra
Artista, designer e pesquisadora, o trabalho de Adrienna Matzeg é marcado por uma profunda nostalgia e combina uma série de processos analógicos e digitais, incluindo tecelagem, serigrafia e meios fotográficos. Formada em fotografia pela Faculdade de Arte e Design da Nova Escócia, seu trabalho atual usa composições de bordado com agulha de punção para celebrar a relação entre luz, sombra, cor e nossas memórias. Em todo o seu processo, Adrienna presta atenção especial à maneira como a luz e a sombra moldam os objetos, às vezes até criando modelos em 3D para garantir que está capturando a luz com precisão.
Seu corpo de trabalho variado inclui peças recentes em "Artefatos", uma exposição que chama a atenção para a natureza e a beleza da arte têxtil e de fibra, da qual ela também participou da curadoria. A arte têxtil cativante e os designs de produtos de Matzeg são vistos em seus outros projetos vibrantes, como você pode ver em seu site e Perfil do Instagram-Ambos são um testemunho de sua abordagem multidisciplinar.
Geralmente assumindo a forma de arte de parede e, ocasionalmente, aparecendo como tapetes excepcionalmente trabalhados, suas criações são inequivocamente atraentes em seu uso de cor e composição, trazendo à tona lembranças quentes e ensolaradas de férias no exterior. O trabalho pessoal de Adrienna também foi exibido no Museu de Arte Contemporânea Canadense, no leilão Art With Heart e no leilão Art Gems.
Anony: Inovações em iluminação e design de produtos
Anônimos é um estúdio de design de produtos e iluminação com sede em Toronto, cuja equipe de colaboradores inclui Christian Lo, David Ryan, Dragan Vuko, Wakako Yamaguchi, Hannah Cohen, Alex Semenov e Mitchell Isenor. Com ênfase na combinação de recursos de fabricação local, tecnologia inovadora, funcionalidade e artesanato, a Anony tem sido um modelo de design adaptável e sustentável no Canadá.
Sua inspiração arquitetônica Coleção de luminárias Pola empresta sua luz quente, porém moderna, à cafeteria Milky's, em Toronto, e está incluída na exposição DesignTO 2024. Enganosamente simples, a estrutura de aço da iluminação Pola funciona como estrutura e difusor, permitindo que a luz em tons quentes flua através dela.
Com um processo de design que leva em conta todo o ciclo de vida do produto, a equipe da Anony cria cada objeto para a longevidade, considerando cada etapa da vida útil de seus produtos.
Para projetar produtos duradouros, você precisa fazer escolhas criteriosas e honestas durante todo o processo, desde o material até a produção e o ambiente a que se destina. Os resultados são iluminação e decoração doméstica que exalam qualidade. Os designs de Anony podem ser adquiridos em locais selecionados em toda a América do Norte. Para aqueles que gostam de ver de perto os vários aspectos do processo, desde a pesquisa e o desenvolvimento até a execução final, acompanhe a jornada deles em Instagram.
Shayla Bond: uma harmonia de cores e natureza
Shayla BondBond, ilustrador e artista de Toronto, é originário de Kentville, Nova Escócia. Atualmente, trabalha como freelancer em tempo integral em ilustração e marketing de mídia social, Bond se formou na Faculdade de Arte e Design da Nova Escócia em dezembro de 2013 com um bacharelado em Belas Artes, com especialização em Moda e Têxteis.
Ela é mais conhecida por suas ilustrações digitais vibrantes, que apresentam traços detalhados e cores em offset. Ela trabalha com frequência em formato digital, mas encontra meditação e escape ao pintar composições de formas exatas em meios tradicionais.
Em 'Além da WADA - In BloomBond presta homenagem ao trabalho inovador de Sanzo Wada (1883-1967). O 'A Dictionary of Color Combinations' (Dicionário de combinações de cores) de Wada oferece uma visão única das percepções de cores tradicionais japonesas, lançando as bases para a teoria moderna das cores. Por meio de uma meticulosa mistura de cores, Shayla leva essas combinações de cores a novos patamares em sua exposição suspensa. A instalação transforma as janelas da Promise Supply e combina perfeitamente com a vibração da seleção de plantas tropicais da Promise Supply. Criação de Bond corresponde tanto à folhagem circundante quanto às amostras de cores do livro de WadaA cor da tela é a mesma que a do teto, manifestando-se como recortes em grande escala que pendem delicadamente e são suspensos do teto em uma cascata de cores.
Colaborações recentes Entre as marcas que você já comprou estão Inkbox, CASETiFY e Lorette Lingerie. Você também é o fundador da Estúdio EsbeA abordagem cuidadosa de Shayla em relação à cor e ao design em várias mídias é destacada em seu Conta do Instagram e os layouts claros e modernos de seus sites.
Brenda Mabel Reid: A justaposição de barreiras sociais e criatividade lúdica
Brenda Reid é uma artista multidisciplinar não binária emergente que trabalha e vive em Kitchener, ON, no Haldimand Tract, terra prometida às Seis Nações. Com formação em estudos de arquitetura, sua corpo de trabalho trata da complexidade das relações de cuidado e da reflexão sobre a ética na vida urbana, muitas vezes incorporando elementos humorísticos.
Sua prática envolve regularmente o público em experiências colaborativas de arte e aprendizado, desde projetos de grande escala até instalações interativas baseadas no tempo. Atualmente, eles estão lidando com questões de cuidados por meio de combinações de mídia, incluindo têxteis, animação, gravura, trabalho sonoro, fotografia e escultura.
Sua exposição DesignTO 2024, "Você não consegue se organizarA exposição "A arte de um arquiteto" ilustra sua notável capacidade de conectar sua formação em arquitetura à sua abordagem inteligente e instigante da arte. A exposição é composta de materiais de construção macios e de pelúcia impressos à mão, incluindo OSB, compensado e tijolos, ao lado de materiais de construção reais em uma justaposição divertida e bem-humorada. A instalação de Brenda é enganosamente leve, utilizando materiais infantis enquanto explora questões sobre as barreiras para moradias acessíveis, escassez e um alto "custo de vida".
Para ter uma ideia do processo deles, siga Reid em Instagram para ver esboços, atualizações de trabalhos em andamento e detalhes cotidianos da vida do artista.
Estúdio Mezzaluna: A abstração do design moderno e risográfico de meados do século
A designer Vikki Wiercinski lançou a empresa de Edmonton, no Canadá Estúdio Mezzaluna em 2015 como um estúdio de design focado em artigos para casa e papel. Vikki estudou Design de Comunicação Visual na Universidade de Alberta antes de começar a trabalhar como designer em 2005. Suas raízes europeias enriquecem o estilo colorido e peculiar que assume a forma de designs abstratos originais que são totalmente seus.
O foco distinto do Mezzaluna Studio em formas e cores abstratas modernas, misturadas com o estilo abstrato de meados do século, assume a forma de papel de parede personalizado, design de superfície e ilustração. O estúdio também cria trabalhos de design personalizados para editoras e colabora com arquitetos e designers para criar interiores, design de superfícies e ilustrações verdadeiramente exclusivos. exteriores arquitetônicos.
Além disso, especializou-se na impressão de Risograph, cujos exemplares preenchem sua Página do Instagram-O estúdio oferece esses serviços a artistas, escritores e organizações que desejam comunicar visualmente suas histórias de maneiras únicas e vibrantes. Sua exposição DesignTO 2024 "Riso Ruckus" na vitrine do 313 Design Market exibe cubos de forma divertida, cada um deles impresso em risografia e dobrado à mão. Preenchendo o espaço com geometria, cor e alegria, a instalação apresenta aos espectadores um espírito novo e dinâmico de impressão, processos analógicos e design gráfico.
Eric Zdancewicz: Explorando os limites da diversão e da função
Eric Zdancewicz é um artista e designer de Toronto que explora móveis, iluminação e objetos. Seu portfólio diversificado mostra sua destreza, seu olhar meticuloso e sua experimentação descarada, que muitas vezes desafiam as ideias comuns e as restrições tradicionais no mundo da marcenaria e do design de móveis. Sua abordagem combina técnicas tradicionais e experimentais, usando uma variedade de materiais locais e naturais, e mostra consistentemente seu talento para pensar fora da caixa.
As criações mais recentes de Zdancewicz - o Cadeira Lîla- encapsula perfeitamente sua filosofia em relação ao design. Em exposição nas vitrines da Peach Boy na DesignTO 2024, a inspiração do artista é imediatamente reconhecível, lembrando um brinquedo infantil amplamente encontrado que permeia consultórios médicos e salas de espera desde os anos 1980. A cadeira foi fabricada com uma pequena seleção de ferramentas manuais e materiais reciclados, e explora o equilíbrio entre trabalho e diversão no estúdio, bem como em nossos espaços de convivência.
Siga-o em Instagram para que você possa conhecer os bastidores do processo de pensamento de Eric, suas inspirações e o esforço que está por trás de cada projeto. Como ele continua a ultrapassar os limites e reinterpretar o mundo por meio do design, seu trabalho nos convida a explorar o potencial dos espaços que habitamos.
Janet Hinkle: Unindo realidades por meio da arte
Janet Hinkle é uma artista contemporânea cujo trabalho é um testemunho da criatividade desenfreada e da exploração inexplorada. Ela é uma artista multifacetada cujo portfólio inclui gravura, cerâmica e mídia digital.
Janet usa uma abordagem interdisciplinar para dar profundidade a seus empreendimentos artísticos. Ela faz malabarismos com gravura e argila prensada hidraulicamente para criar peças exclusivas. Essa abordagem permite que seu trabalho mantenha um vínculo tangível com o mundo físico e, ao mesmo tempo, possibilite a exploração do reino digital.
Janet's DesignTO 2024 display "Mudança de terrenovocê pode ver nas vitrines do Sovereign State. A vitrine interdisciplinar combina colagem digital e escultura para criar uma realidade alterada com base no design. Com foco na forma e na função, Hinkle reúne formas tradicionais e contemporâneas que trabalham juntas em uma natureza complementar e contrastante. Os transeuntes são incentivados a interagir com a instalação por meio do uso de um filtro de mídia social Meta Spark AR que coloca o usuário dentro da obra de arte.
Estúdio Sun Drops: Formas arquitetônicas encontram "trabalho feminino"
Sharl G. Smith é uma escultora e ex-profissional de arquitetura baseada em Waterloo-, que trabalha principalmente com costura de contas como forma de explorar sua identidade, temas globais de equidade e sistemas de valores baseados em cuidados. Nascida e criada na Jamaica, W.I., ela se mudou para a cidade de Nova York, onde se formou em arquitetura. Sharl trabalhou nos EUA como designer e profissional de arquitetura por 12 anos antes de se mudar para o Canadá e fundar seu empreendimento criativo, Estúdio Sun Drops. Sua prática artística e seu trabalho com miçangas são informados por sua formação em arquitetura e por seu treinamento em várias arquiteturas artesanais por meio da marcenaria japonesa tradicional.
Bead-stitching é o ato de criar objetos costurando contas, uma ou duas de cada vez. Tradicionalmente uma forma de arte ligada à feminilidade e ao "trabalho das mulheres", Smith vê paralelos entre o processo de trabalho com miçangas e nossos diversos sistemas biológicos e sociológicos. Começando como artista de joias, sua jornada envolveu a ampliação de técnicas tradicionais de trabalho com miçangas para arte pública em tamanho real, referindo-se a si mesma como uma arquiteta de miçangas. Sharl incorpora latão polido espelhado, aço inoxidável e até mesmo esferas de vidro soprado como miçangas, muitas vezes utilizando cabos de aço inoxidável para aeronaves como fio. A escala desses materiais industriais tem o objetivo de aumentar a visibilidade de uma forma de arte que continua sendo pouco apreciada.
Vitrine do Sun Drop Studio em Aquavato para a DesignTO 2024, 'VejaA obra de arte 'The Feminist Care Theory,' é um exemplo impressionante de seu trabalho. Por meio da mudança de tons e matizes de espectadores próximos que brincam em superfícies curvas e reflexivas, sua obra de arte convida você a participar da primeira fase da teoria do cuidado feminista: orientar sua atenção. Explore mais suas esculturas arquitetônicas complexas feitas à mão e detalhes de seu processo criativo no Sun Drops Studio Instagram.
Do que você participará no DesignTO 2024?
Todos nós conhecemos o poder de um bom design; ele afeta nossa vida cotidiana de maneiras tão sutis que muitas vezes nem percebemos. Entretanto, na DesignTO, esse poder não passa despercebido. Em vez disso, ele é celebrado, nutrido e iluminado durante dez dias gloriosos por ano em um festival repleto de ideias, interatividade e inspiração. Considere isso um convite para que você olhe para o mundo com uma lente diferente e perceba o design requintado no comum.
Os artistas são, afinal, os alquimistas do mundo moderno, transformando ideias comuns em ouro com sua criatividade. Marque em seu calendário, confira a programação completa de eventos que despertem seu interesse e prepare-se para ser cativado pelos profissionais criativos do DesignTO 2024.